segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que algumas crianças são alérgicas a leite de vaca e nao são alérgicas a leite de cabra?





A alergia as proteínas do leite de vaca é muito comum em crianças,especialmente em bebês e tem com principais sintomas: vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre,

presença de sangue nas fezes, dermatites etc.

A alergia é causada em crianças por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê. As proteínas do leite mais envolvidas na alergia são as caseínas, a beta-lactoglobulina e a alfa-lactoalbumina.


Não se pode confundir alergia as proteínas do leite com intolerância a lactose,pois a intolerância a lactose é a dificuldade do organismo para digerir e absorver o açúcar do leite.


O leite de cabra é indicado como substituto as crianças alérgicas ao leite de vaca.Esta opção tem paladar melhor que o leite de soja.

A quantidade de gorduras e de proteínas do leite de cabra são semelhantes ao do leite de vaca, a diferença está na qualidade destes nutrientes.O tamanho das partículas de gordura no leite caprino é menor, facilitando o processo de digestão. E mais: não possuem aglutinina substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir.A digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, por isso, é indicado para crianças e idosos desnutridos.Na gordura do leite de cabra é encontrado duas vezes mais os ácidos capróico, caprílico e cáprico, que são indicados para os pacientes em tratamento da síndrome de má-absorção de alimentos e nos distúrbios intestinais.Para completar o leite de cabra tem 20% menos colesterol quando comparado ao de vaca.


Composição média nutricional do leite de vaca e de cabra (100 ml).

Nutriente

Leite de vaca

Leite de cabra

Energia

63 calorias

65 calorias

Proteínas

3,2 g

3,4 g

Carboidratos

4,8 g

4,4 g

Gordura

3,5 g

3,8 g

Colesterol

14 mg

11 mg

Fósforo

93 mg

111 mg

Potássio

152 mg

204 mg

Magnésio

13 mg

14 mg

Cálcio

119 mg

134 mg

Ácido fólico

5 mcg



Fontes: http://drpaulomaciel.com.br/as-medicinas/alergia-alimentar/alergia-ao-leite-de-vaca/


Maria Eduarda Lopes viana
Thales Moura
Marina Lopes
Amanda Vianna
Graziela Zocrato
1° B


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Carolina Marques 3°Ano

    Achei muito interessante o trabalho, e também não sabia que a alergia era causada por uma proteína presente no leite de vaca. Mas na minha opinião, poderia ter relacionado mais com a química, como falar mais sobre porque as partículas de gorduras menores são mais fáceis de digerir.

    ResponderExcluir
  3. O tema do trabalho de vocês é muito interessante, pois através dele é possível entender claramente o motivo pelo qual muitas crianças são alérgicas ao ao leite de vaca. E ele me interessou muito porque eu tenho uma prima que só podia tomar leite de vaca, e eu não entendia o porque. Sugiro que também compare o leite humano dos demais, para ficar mais completo do que já está! eu aprendi com esse trabalho que são as proteínas caseínas, presentes no leite de vaca, que 'geram' a alergia. No leite de cabra possuem proteínas parecidas mas com qualidade diferente que facilita a digestão, sem contar que ele também possui bem menos colesterol.
    Parabéns pelo trabalho, continuem assim .. acho que merecem uma excelente nota =)
    beijos, Isabela Onis 3º ano

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, já que a intolerância a lactose é a mais conhecida,
    pouco se houve falar sobre a alergia proveniente das proteínas e eu nunca
    parei para pensar no leite de cabra como solução para os alérgicos a leite.
    Além de tudo que vocês falaram, outro benefício do leite de cabra é
    estimular a produção de insulina, o hormônio responsável pela entrada de
    açúcar dentro da célula, e para a produção de energia, graças a presença de
    substâncias bio-ativas, o IGF-1.

    Ana Luiza Costa - 3º EM

    ResponderExcluir