sábado, 16 de abril de 2011

Por que a Naftalina mata os insetos?


Imagem de bolinhas de Naftalina Luiza Lopes - 25 Fernanda Augusta - 15
A naftalina é uma substância que sublima a condições de pressão e temperatura ambientes. As substâncias que compõem a naftalina são brancas, cristalinas, voláteis e exalam odores.




Os fortes odores que a substância exala são capazes de eliminar qualquer micro-organismo indesejável. A naftalina é um agente químico de ação repelente e inseticida.

Bolinhas de naftalina, ainda no estado sólido


Ao subliminar a naftalina libera um odor que espanta os insetos, portanto a naftalina não seria indicada como um inseticida pra matar insetos e sim para afugenta-los.


Ela é rapidamente absorvida pela via inalatória e oral, o que faz da naftalina uma substância muito perigosa.


Bolinha de naftalina


É contra indicado o uso dessa substância como inseticida, pois a exposição a uma grande quantidade de Naftalina pode danificar ou destruir glóbulos vermelhos. Ao inspirarmos o vapor de naftalina constantemente também pode ocorrer danificação das células que revestem os pulmões e o nariz.


Uma vez sublimada, a naftalina apresenta-se no estado gasoso, tóxica para microorganismos como insetos.



Bibliografia:



Quer saber mais?


Item 2. Naftalina ou Naftaleno

Um comentário:

  1. Gostei do trabalho pois pensava que a naftalina matava os insetos e não os espantavam. Eu acrescentaia que a naftalina é quimicamente chamada de naftaleno, ela é um hidrocarboneto, a sua fórmula molecular é C10H8 e também que a naftalina não elimina todos micro-organismos apenas os insetos.

    ResponderExcluir