domingo, 17 de abril de 2011

Por que o limão mancha a pele em contato com o sol?

Por que o limão causa manchas na pele em contato com o sol? • Ana Luiza Miranda • Carlos Felipe • Maria Clara Alencar • Maria Paula Reis • Naiara Ambrósio
UMA COMBINAÇÃO PERIGOSA

Quem nunca ouviu falar: ‘não tome picolé de limão no sol!’? Essa advertência, comum em nosso dia a dia, reflete a sabedoria popular de que esta fruta provoca manchas na pele, quando em contato com o sol. O que quase ninguém sabe é o porquê isso acontece. O processo de formação das manchas é semelhante ao de uma queimadura e consiste em uma inflamação das camadas superficiais da pele, decorrente da danificação das células da região.











Manchas nas mãos causadas pelo contato do limão com o sol.



O limão, como outras frutas e plantas cítricas, possui as substâncias fotossensibilizantes bergapteno e furocumarina, que absorvem grande quantidade de radiação solar. A concentração dessa energia no local de contato com a fruta provoca as inflamações, que, se em maior grau, destroem células, liberando um pigmento em seu interior que gera uma mancha marrom. Há possibilidade do surgimento de bolhas quando essa reação, denominada fitofotodermatose, ocorre em camadas mais profundas da pele, a exemplo da derme, liberando a linfa* (líquido dos vasos linfáticos).












Esquema de substâncias presentes na furocumarina, dentre elas, o bergapteno.


As manchas têm aspecto variável, dependendo da forma de contato com a fruta, da intensidade do sol, da quantidade de substâncias fotossensibilizantes absorvidas pela pele, etc., demorando de três a oito semanas para desaparecer a partir da própria descamação da pele. O local da mancha deve ser lavado e protegido com protetor solar, procurando um médico, caso necessário, e utilizando compressão de soro fisiológico ou chá de camomila frio se houver ardência. Limão e sol é uma combinação que deve ser evitada. Conhecimento é consciência, saúde e prevenção.


Limão e sol definitivamente não combinam, podem trazer complicações para a saúde.


Tomar sol demanda muitos cuidados com a proteção da pele.


LINKS PARA SABER MAIS:


http://saude.abril.com.br/edicoes/0272/infograficos/conteudo_128499.shtml


http://www.sbcd.org.br/pagina.php?id=78


http://www.netxplica.com/Verifica/9.formacao.linfa.htm *

3 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem!
    Já tinha escutado várias vezes que, no sol, o limão manchava a pele, mas não sabia o porquê e vocês explicaram muito bem.
    Bacana vocês terem colocado o que fazer depois de a pele já ter manchado - proteção contra os raios solares - e que a mancha sai com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou muito bom. Falar sobre este tema foi uma boa escolha, ja que é uma crença popular que geralmente nao é explicada do ponto de vista químico. As imagens estao muito boas, com distaque para a que mostra as formulas quimicas das substâncias presentes na furocumarina. Achei interessante o fato de as manchas sairem com o tempo, e que podem ser amenizadas.

    Vinicius Novaes Ricardo 3º

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns ao grupo! Sua explicação foi excelente... não fazia idéia de que até o picolé de limão queima com o sol! Outro ponto positivo são os "links para saber mais"... muito interessante mesmo! Continuem assim! PS: muito bem abordado o modelo químico e se precisarem de algo sobre as ligações é so entrar em contato que terei prazer em ajudar!
    Abraços GUILHERME MENDES 3° ANO

    ResponderExcluir