sábado, 30 de abril de 2011

Por que as colas colam ?

Pesquisa feita por: Hudson Girundi Gomes ( 2º A), Lucas Furtado (2ºB) e William Girundi Gomes (2ºB)


As colas são produzidas especialmente para que tenham alta afinidade com os materiais que se destinam a aderir. Elas provocam um “contato íntimo” entre as moléculas desses materiais e das moléculas do material de que ela é formada; com isso, eles ficam presos por uma força de atração física. Quando passamos cola em dois objetos a fim de uni-los, as moléculas da cola interagem fortemente( por meio de Interações Intramoléculares ) com a do objeto mantendo unidos dessa forma. Essas interações entre moléculas permanecem fixas após a secagem. Para entender essa propriedade melhor, um exemplo simples: para duas pessoas formarem um casal, é preciso, inicialmente, uma atração física, para depois formarem um casal. É a mesma coisa com a cola.

As colas são desenvolvidas para interagir (por meio de ligações intermoleculares) com os objetos a serem colados.

Como funcionam as colas?

1. O funcionamento das colas é baseado na evaporação da água que elas levam em sua composição. Ao virar vapor, o líquido que era aquoso acaba formando uma camada sólida adesiva. As colas escolares, formadas por água com polivinil acetato (PVA), permanecem misturadas com a água da fórmula quando estão

na embalagem. A presença das moléculas de água funciona como um solvente que impede que o acetato de polivinila comece o trabalho antes da hora, grudando tudo. Enquanto não há contato com o exterior, não há evaporação - é como se acola estivesse "hibernando

2. Para rolar o grude, são necessárias duas condições: a superfície deve estar limpa (ou seja, sem gordura ou poeira, por exemplo) e a temperatura local deve ser superior a 5 ºC. Isso feito, a cola sai do frasco e começam a evaporação da água e a formação de um filme polimérico, que será o responsável pela camada adesiva que mantém juntas as duas superfícies.

3. Quanto mais porosa for a superfície dos objetos a ser colados, melhor será a adesão entre eles, facilitando a penetração do líquido grudento nessas frestas. Madeira e papel são materiais perfeitos, pois são cheios de buraquinhos, enquanto superfícies de vidro e plásticos, materiais muito lisos, não grudam com facilidade. Entrando nos poros dos objetos, a cola gruda e, após secar, não sai mais. O problema é que, às vezes, as superfícies podem se desgrudar. Isso acontece por causa da degradação do polímero, que pode ser causada pelo

próprio passar do tempo, por mudanças de temperatura ou pela ação da umidade.



As colas bastão funcionam com o polímero polivinilpirrolidona (PVP)





Curiosidades


Existem as super colas; a mais famosa delas é o Super Bonder (http://www.superbonder.com.br/index2.html) que é composta por moléculas de cianoacrilato de etila, uma substância colante que naturalmente adere a plásticos ou metais. Sua adesão em materiais é muito rápida e eficaz. Dentro da embalagem as moléculas de cianoacrilato ficam bem separadas entre si. Por isso, elas não grudam no tubo.



REFERÊNCIAS
1. Livro " Quimica na abordagem do cotidiano " VOLUME 1- Tito e Canto - página 307 ( acesso 25/04/11)
3. Site Mundo Educação: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/a-cola-cola-tudo.htm (acesso em 26/04/11)
( acesso em 25/04/11)

5 comentários:

  1. Usamos cola no nosso dia a dia e nunca paramos para pensar como elas funcionam. E através de desse trabalho pude entender seu funcionamento de forma clara e objetiva. Esse tema me estimulou a fazer novas pesquisas, e achei uma curiosidade interessante, sobre como fazer colas caseiras. "A cola caseira pode ser feita por qualquer um: é só misturar uma xícara e meia de água, uma colher e duas colheres de sopa de farinha, rica em amido - um polímero natural. Para dar certo, ferva a água, misture a farinha e mexa por 10 minutos. Depois de desligar o fogo, coloque uma colher de vinagre." http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/como-funcionam-colas-510252.shtml . Pressuponho que não funcione com muita eficiência, mas não fiz o experimento para testar, mas segundo o site é eficiente para colar papéis.
    Apenas mais uma curiosidade. Excelente trabalho.
    Breno

    ResponderExcluir
  2. Gostei do trabalho sobre o porque das colas colarem! Não sabia que as colas funcionam melhor quanto maior for a porosidade do objeto a ser colado!
    Só tenho uma objeção a fazer: no texto, há um equívoco na frase "quando passamos cola em dois objetos a fim de uni-los, as moléculas da cola interagem fortemente( por meio de Interações Intramoléculares ) com a do objeto mantendo unidos dessa forma". As interações entre as moléculas da cola com as do objeto são INTERmoleculares, ou seja, entre as moléculas, já interações INTRAmoleculares são as ligações feitas entre os átomos.
    Boa pesquisa!

    Nádila Domingues - 3º Ano

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns! A pesquisa ficou muito interessante. Gostei de saber que as colas líquidas normais (as que não são super colas) só diferem de seu estado sólido por apresentarem menos água, ou seja, colam pela evaporação do solvente. A explicação ficou bem fácil de entender.

    Porém, percebi um errinho por aí...
    Os átomos de uma molécula interagem fortemente por ligações covalentes, que é um tipo de ligação intramolecular. Porém, se só existissem essas interações em uma substância formada por moléculas, estas se dispersariam, como em um gás. Assim, são necessárias as interações entre as moléculas: as interações intermoleculares, como a ligação de hidrogênio, a dipolo-dipolo e a dipolo induzido.
    Portanto, as moléculas da cola interagem por interações intErmoleculares.

    E que tal acrescentar que materiais porosos grudam melhor porque os poros conferem a eles maior superfície de contato com a cola?

    Querem uma dica para enriquecer ainda mais a pesquisa? Investir mais na explicação sobre o funcionamento das super colas. Elas despertam muito a curiosidade do leitor.

    Bom trabalho!

    Nadja Mangini
    (3º ano)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao grupo! Achei o tema muito interessante e foi legal falarem sobre algo do nosso cotidiano. Usamos a cola diariamente e nunca paramos para pensar como ela realmente funciona. A explicação foi clara e as imagens bem ilustrativas. É útil saber o porquê da cola ser eficiente em alguns materiais e em outros não. Também não sabia que o processo envolvia a evaporação da água.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o trabalho. Achei bem completo. Nunca tinha parado para pensar no
    assunto do "porque as colas colam".
    Gostei de saber como é o procedimento da cola e as condições necessárias
    para isso acontecer.
    Porém, seria interessante acrescentar na pesquisa o porque que a cola normal
    não cola madeira ou tecidos. E quando vocês falaram que "quando passamos
    cola em dois objetos a fim de uni-los, as moléculas da cola interagem
    >> fortemente.", quais moléculas são essas?
    Mas o trabalho ficou muito interessante. E digno de total.
    Bruna Albernaz - 3º ano

    ResponderExcluir