segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que, quando colocamos água oxigenada sobre uma ferida há formação de bolhas?

Reação química da Água oxigenada no fígado




A razão de a água oxigenada formar bolhas sobre uma ferida, é o fato de o sangue e das células do tecido humano possuírem uma enzima, encontrada na maioria dos seres vivos, chamada Catalase que reage à água oxigenada.




A água oxigenada, formada por solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H²O²), ao entrar em contato com o ferimento ocasiona uma reação química de decomposição, transformando este em água (H²O) e oxigênio (O²):


Assim as bolhas formadas, quando a água oxigenada entra em contato com o machucado, liberam o oxigênio puro proveniente das milhares reações químicas que ocorrem por segundo, até cerca de 200 mil.

Tal reação não acontece na pele devida à falta de catalase. O processo descrito acima pode, também, ocorrer numa batata cortada ou fígado cru pelo mesmo motivo: a presença de catalase nas células danificadas.

Célula da Catalase (cores fantasia)



OBS: O peróxido de hidrogênio é um liquido viscoso e poderoso oxidante incolor, a temperatura ambiente (20ºC), que em solução aquosa é conhecido popularmente como água oxigenada.


Fontes:

1)http://pt.wikipedia.org/wiki/peróxido_de_hidrogênio 2)http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091106125103AA0jAay

3) Livro: Química – Ricardo Feltre – 6ª Edição – São Paulo. Editora: Moderna, 2004.




GRUPO 4 - 1º ano A:

1. João Vitor Diniz

2. Matheus Mir Leite

3. Gustavo Avelar

4. Érico Mafra

5. Gabriel Henrique



Video: Reações quimica (Água oxigenada no fígado)

4 comentários:

  1. Gostei muito do post. Eles explicaram bem como ocorre a decomposiçao da água oxigenada e responderam à pergunta. Apenas gostaria de acrescentar que essa quebra se dá pela a ação da luz, por isso que o frasco da água oxigenada deve ser opaco (para que essa decomposição não aconteça dentro do frasco, na prateleira). A função da catalase é de acelerar essa reação.
    Leonardo 3º ano

    ResponderExcluir
  2. Quando estava no 1° ano fiz a experiência do fígado no laboratório e achei muito interessante, esse ano voltei a estudar esse assunto e tive novas descobertas.
    A postagem de vocês está muito bem formulada e explicada, com boas imagens e com um vídeo interessante.
    Apenas queria compartilhar com vocês o que aprendi esse ano sobre esse assunto. Aprendi que a enzima catalase atua como catalisador na decomposição do peróxido de hidrogênio, ou seja, ela faz com que a decomposição do peróxido de hidrogênio seja mais rápida. Aprendi também que dentro das células há processos que produzem peróxido de hidrogênio que podem ser tóxicos e causar lesões a célula, então a catalase evita os danos que essa substância pode causar.
    Para terminar gostaria de parabenizá-los mais uma vez pela pesquisa.

    Maria Alice Alves Maciel 3°EM

    ResponderExcluir
  3. Achei o trabalho interessante, por apresentar o aspecto químico do peróxido de hidrogênio que ocasiona uma reação química ao entar em contato com substancia que tem a enzima catalase. Mas acho que vocês poderiam complementar o trabalho colocando aspectos biológicos também, relacionando a reação química, a quebra de H²O² e a liberação de O² com o peróximo presente nas células e explicar o que é e o faz a enzima em uma reação, apresentando aspectos como velocidade e temperatura, porque acho que esse requisito ficou um pouco vago e iria enriquecer muito a pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa postagem!
    Não sabia que as células da epiderme da pele não produziam catalase...
    Sugiro que vocês façam uma pequena alteração em " o fato de o sangue e das células do tecido humano possuírem uma enzima, encontrada na maioria dos seres vivos, chamada Catalase que reage à água oxigenada".
    Quando vocês estudarem cinética química, vão ver que as enzimas são proteínas que diminuem a energia necessária para que se inicie uma reação química (energia de ativação), mas que não são efetivamente consumidas no processo.
    Então, sabendo que a catalase não reage com a água oxigenada, que tal escrever assim: "(...) uma enzima chamada catalase, a qual, ao diminuir a energia de ativação da reação, favorece a decomposição do peróxido de hidrogênio em gás oxigênio e água."
    Se vocês quiserem acrescentar mais alguma coisa ao trabalho, uma curiosidade legal para a postagem seria o porquê de colocarmos água oxigenada no machucado: o gás oxigênio liberado na decomposição do peróxido de hidrogênio, mata as bactérias anaeróbicas, as quais poderiam contaminar nosso organismo.

    ResponderExcluir