quinta-feira, 14 de abril de 2011

Qual é o estado físico da Amoeba?



''A-M-O-E-B-A!
Amoeba, a massinha de brincar. É massa!''
Você já parou pra pensar, em qual estado físico que ela está?

Não está no estado líquido, nem no sólido e muito menos no gasoso; A Amoeba é um gel, que por sua vez é um Colóide.

Na química, os colóides (ou sistemas colodiais) são sistemas que possuem um ou mais componentes dividoss em finas partículas insolúves (chamada fase dispersa),que tenham pelo menos uma de suas dimensões entre 1 nanômetro a 1 micrómago (unidades de medida)uniformemente dispersas num meio contínuo (chamado meio de dispersão).São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são.
Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante.

Os colóides estão presentes no nosso cotidiano, sem que nos demos conta: sabonete, shampoo, creme de barbear, maquiagem, manteiga, geleias e até o nosso próprio sangue, são: nada mais nada menos que colóides.

No caso dos Géis, a interação do líquido com partículas muito finas induz o aumento da viscosidade, tornando-se uma massa com partículas organizadas no meio de dispersão,
formando uma rede de partículas enfileiradas como um colar; Formam uma rede elástica e gelatinosa, tal como gelatina, geléia de frutas,a amoeba.(Dentre outros exemplos)

Ela é aparentemente sólida, de material gelatinoso, cuja fase dispersa apresenta-se no estado liquido e o dispersante no estado sólido.

2 comentários:

  1. Realmente nunca parei para pensar em que estado a amoeba se encontra, e através de seu trabalho pude descobrir uma curiosidade bastante interessante. Interessante, também, saber que sabonetes, manteiga, shampoo, etc, também são colóides. Para um trabalho ainda mais completo, vocês poderiam explicar quais são as ligações inter moleculares presente na amoeba.
    Parabéns pelo trabalho, Breno

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante saber qual é o estado físico da amoeba,tendo em vista que a maioria dos materiais do nosso cotidiano estão na fase sólida,líquida ou gasosa.
    Para completar o trabalho,vocês poderiam colocar ilustrações que mostram esse estado físico microscopicamente.
    parabéns,fizeram um ótimo trabalho, Thaís

    ResponderExcluir