sexta-feira, 29 de abril de 2011

Por que produtos de plástico demoram para degradar?

2º ano A. Grupo: Alexandre, Thais, Renato e Laura Pinheiro.




O plástico é um composto químico de elevada massa molecular, constituição macromolecular e grande maleabilidade. Assim como vários outros produtos, ele é derivado do petróleo.
 Seu tempo de degradação varia de 200 a 450 anos. Alguns fatores que influenciam em sua degradação são: raios solares e o oxigênio (O2). Isso se deve ao fato de afetarem sua estrutura, assim como aparência, brilho e o peso molecular.
 O raio solar com maior importância é o ultra violeta, constituindo 5% da radiação incidente na Terra. Sua importância se deve pelo fato de ser capaz de quebrar a maioria das ligações covalentes do plástico. Estes raios possuem uma baixa porcentagem na radiação solar, desfavorecendo a degradação do material. Já o oxigênio atua pela corrosão, a chamada "corrosão por oxigênio". Mas como a ligação química do plástico oferece resistência a este tipo de corrosão, a sua degradação se torna ainda mais difícil.

Fontes:
Rede Ambiente
Portal Plástico
Antonio Gorni On Line
Lixo

Curiosidades: 
Parte da campanha da WWF Brasil
 Os produtos à base de plástico são muito usados no nosso cotidiano, e descartados também. Porém, como eles demoram muito para degradar, vão entulhando e poluindo o meio ambiente. 
 Aqui é mostrada uma campanha, realizada pela WWF Brasil, na tentativa de conscientizar as pessoas sobre esse grave problema. Nela foram tiradas fotos de produtos de empresas falidas ainda em tempo de degradação na natureza.
 É possível ler, junto ao símbolo da WWF: "In the environment, thin company will survive for another 500 years." (No meio ambiente, essa empresa vai durar mais 500 anos.) 
Natureza guarda restos de empresas falidas
 Eles fizeram, ainda, um vídeo mostrando esses mesmo produtos. Eu adorei a ironia que eles fazem relacionando toda essa questão ambiental, que é muito grave, com a música romântica ao fundo.
WWF Brasil: Bankrupt Companies 

Bioplástico: apenas algumas semanas para degradar.
 São inúmeros os movimentos realizados por ONGs e pelo governo para tentar reverter a situação de poluição causada por plásticos e derivados e, é claro, os cientistas também não podiam ficar de fora. 
 Foi criado um novo tipo de plástico: o plástico biodegradável. A sua composição é diferente e a sua degradação é bem mais rápida. 
Plásticos Biodegradáveis
Embalagens de produtos da Clean Livin.
Embarcando nesse ideia de produtos feitos à base de de recursos renováveis, a empresa Clean Living, depois de ter o seu primeiro contato com o material, optou por produzir utilitários do dia-a-dia à base de materiais biodegradáveis. 
O bioplástico já é matéria prima para produtos com baixo valor agregado

Bioplástico do pontociência.
Quer produzir um bioplástico na sua casa? o site ponto ciência ensina como fazer o seu, é fácil, rápido e seguro. E o melhor é que os produtos podem ser encontrados em mercados e farmácias comuns!
Bioplástico

Um comentário:

  1. Adorei o trabalho de vocês, me chamou muito a atenção por ser um tema super atual por causa da proibição das sacolas plásticas em BH. Porém achei que seria importante completar a explicação de como acontece a degradação do plástico e porque ele demora mais do que outras substâncias. Além disso, adicionar ,só de curiosidade, como é feita a reciclagem de embalagens que são compostas por essa substância também se adequa ao tema da pesquisa de vocês.
    Aí estão algumas sugestões para deixar o trabalho de vocês ainda melhor...
    Geórgia Alen - 3° ano

    ResponderExcluir