domingo, 17 de abril de 2011

De quais propriedades físicas é feita o gelo seco?

Amanda-02, Beatriz-05, Iasmim-14, Marcela-20, Paula-29

Dióxido de Carbono solidificado, popularmente conhecido como gelo seco é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono.A densidade do dióxido de carbono em 25°C é de 1.98 quilogramas por medida cúbica.

Para produzir o gelo seco, o gás carbônico é comprimido em um tanque e depois resfriado ate temperaturas muito baixas (-20 ºC) para chegar à forma liquida. Depois, a pressão é subitamente eliminada e o gás se expande absorvendo calor e fazendo com que o liquido se solidifique a uma temperatura ainda mais baixa (-78ºC).


A conhecida ‘’fumaça’’ resultante do processo de sublimação, aparece quando ele entra em contato com a temperatura ambiente liberando o gás.




O gelo seco é indicado em todas as situações que exigem frio muito concentrado é ultilizado no transporte e concentração de produtos pereciveis em geral; na marcação de animais; nas bebidas; quando no estado líquido nos extintores de incêndio.

Muito utilizado em drinks de festas por se tornar uma bebida simples e algo muito exótico e atraente.


Ao manuzear o gelo seco precisamos tomar cuidados, a baixa temperatura do gelo seco pode facilmente provocar queimaduras de frio na pele;em concentrações elevadas o gelo seco pode provocar asfixia.

assista ao video : http://www.youtube.com/watch?v=gzY0KkMeDz4&feature=related
Em soluções basicas, quando colocamos o Dioxido de Carbono solido (gelo seco) a substância se torna acida, o gelo seco sofre a sublimação passando do estado solido para o gasoso, alterando o ph, contudo,ocorre a mudança de cor da substancia analisada.
Referências bibliográficas:
http://www.brasilescola.com/quimica/gelo-seco.htm http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060608102918AA9bVdR http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo_seco http://www.google.com.br/search?q=gelo+seco&hl=pt-BR&rlz=1G1SNNT_PT-BRBR421&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=IeupTcO0ErSN0QHenMn5CA&ved=0CDEQsAQ&biw=948&bih=438
http://gbgeloseco.com.br/

3 comentários:

  1. O trabalho ficou ótimo. Achei muito interessante a parte que fala da "fumacinha do gelo", sempre tive curiosidade de saber, mas nunca pesquisei.
    Poderia ter mais algumas curiosidades, por exemplo, como o gelo seco é utilizado na marcação de animais?
    Mas gostei bastante, com o trabalho de vocês, compreendi como ocorre a mudança de cor da substância.

    Bruna Albernaz - 3º ano

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou muito bom!! A pergunta poderia ser mais clara, pois do jeito que esta escrita ficou um pouco estranho, ja que um objeto TEM propriedades fisicas e nao FEITA de propriedades fisicas. Por mim, eu mudaria para ''Quais sao as propriedadea fisicas do gelo seco?".
    O grupo poderia ter explicado um pouco o motivo pelo qual o dioxido de carbono precisa ser exposto a uma temperatura tao baixa para solidificar, o que envolve as interacoes entre as moleculas.
    Desculpe a falta de acentos, meu computador falhou e tive que comentar de um ipod touch!
    Clara Meira

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, sobre a pergunta, achei um pouco estranha... Talvez "Quais são as propriedades físicas do gelo seco" ficasse melhor. Caso prefiram a pergunta da forma como foi exposta, a expressão "é feita" deve concordar com "gelo seco", portanto, ao meu ver, deveria ser "De que propriedades físicas é FEITO o gelo seco".
    Quanto à resposta, achei bem clara e objetiva.
    A explicação para a temperatura de condensação ser tão baixa, consiste nas interações inter moleculares, que são extremamente fracas pelo fato de a molécula do dióxido de carbono ser linear, portanto apolar. Isso faz com que a única interação presente entre as moléculas dessa substância seja a do tipo "Dipolo Induzido", que não é muito estável.
    Vítor

    ResponderExcluir