sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como a TV reproduz a imagem?

Projeto: “ São as perguntas que movem o mundo”

Nomes: Angelo Carceroni nº 4
Daniel Miranda nº 7
Daniel Piroli nº 8
Lucas Teixeira nº 20

Pergunta: Como a TV reproduz a imagem?






Primeiro, é importante saber do que uma televisão de tubo é constituída:

• O canhão eletrônico ( tubo de raios catódicos) : dispositivo situado na parte externa posterior ao tubo, que emite feixes de elétrons que são acelerados através de uma tensão de dimlhares de volts.
• Par de bobinas: a parte responsável por desviar os feixes de elétrons na horizontal e na vertical, através de um campo magnético.
• Tela: onde é reproduzida a imagem. Ela é coberta por um material florescente e é atingido pelo feixe de elétrons após serem defletidos pelo campo magnético.



Diagrama em corte de um tubo de raios catódicos de deflexão eletromagnética, usado em televisões e monitores coloridos.
1: Canhões de elétrons e lentes eletrônicas de focalização
2: Bobinas defletoras (deflexão eletromagnética)
3: Anodo de alta tensão
4: Máscara de sombra
5: Detalhe da matriz de pontos coloridos RGB (vermelho, verde, azul)


Ao atingirem a tela, os elétrons produzidos pelo canhão eletrônico produzem uma mancha luminosa em cada ponto em que atingem. O desvio desses elétrons pelas bobinas em alta velocidade faz com que elas percorram a tela inteira em alta velocidade. No entanto, se a TV não estiver em nenhum canal, a imagem não aparece, apesar do processo continuar acontecendo, dando origem àquele brilho constante. Ao sintonizar um canal, os sinais captados pela antena modificam a varredura, fazendo com que certos pontos fiquem mais claros do que outros, formando a imagem que vemos. Essas imagens são formadas em séries de quadros constituídos em um curto intervalo de tempo, sendo que
o nosso cérebro as interpreta de forma contínua, nos possibilitando ver as imagens.



Nas Tvs de plasma e LCD, a tecnologia utilizada é outra, por isso dispensam a caixa que fica atrás do televisor. As imagens fornecidas por esse tipo de TV são de qualidade muito superior. Em ambas, as imagens são formadas pelo brilho de milhões de pixels que ficam entre duas placas de vidro e emitem luz colorida ao receberem energia elétrica. A diferença entre elas é que na tela de plasma, as imagens são formadas por gases nobres xenônio e neônio contidos em células minúsculas (o mesmo princípio das lâmpadas fluorescentes). Já na LCD, as imagens são produzidas utilizando cristal colorido.

TV de Plasma

TV de LCD

Camadas da tela de LCD

Na TV LED, o processo de formação da imagem é muito semelhante ao da TV de LCD. A tecnologia é pouco diferente: ao invés da luz branca de fundo, nas TVs de LED são encontrados um conjunto de LEDs (diodo emissor de luz) com as cores primárias ( verde, azul e vermelho). Isso faz com que a filtragem de luz do cristal líquido seja melhor realizado obtendo cores mais puras e com qualidade ainda melhor. Ainda por cima, essa tecnologia evita a perda do brilho ou a alteração da cor, ou seja, a luz é exatamente igual durante todo seu período de uso.

TV de LED



Referências bibliográficas:

www.mundoeducacao.com.br/fisica/formacao-da-imagem-no-tubo-uma-tv.htm
www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?.uf=1&local=1§ion=economia&news-a169c

www.br.answers.yahoo.com/questions/index?qid=20070309082745aa4js59


Outros Links para a pesquisa de informações do assunto:


- http://estereoscopia.blogspot.com/2006/05/formao-da-imagem.html

- http://forum.clubedohardware.com.br/tv-plasma-mitos/923668

- http://www.youtube.com/watch?v=_ZrTuRhTN6c

Um comentário:

  1. Parabens pelo trabalho,ele contem imagens explicativas e em boa disposiçao. Alem disso as explicaçoes estao sucintas.Mas faltou contar um pouco da historia da televisao, como mostrado na primeira imagem, apenas como forma de enriquecimento de conteúdo do trabalho

    Vinicius Novaes Ricardo 3º

    ResponderExcluir