sábado, 16 de abril de 2011

Por que algumas bolinhas incham quando colocadas na água?

Ana Luisa Perdigão
Clara Lacerda
Daniele Paulino
Luiza Pereira
Renata Mourão
1 ano A


Você já viu umas bolinhas que são vendidas em saquinhos que, quando colocadas na água, incham?


Bolinhas antes e depois de colocadas na água
Essas "bolinhas", denominadas cristais d'água, são polímeros superabsorventes. Polímeros são substâncias formadas por macromoléculas (várias moléculas juntas que formam uma só) e constituem uma classe de materiais que possuem grande afinidade pela água.


Esquema de macromolécula (observe que essa molécula é formada pela junção de outras).
O tipo de polímero do qual esses cristais d'água são formados é a POLIACRILAMIDA.


A poliacrilamida absorve bastante água por meio da formação de LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO, que são a interação entre as moléculas de hidrogênio (pesentes na poliacrilamida) e as moléculas de água. Essas moléculas de hidrogênio agem como "ímas" e atraem as moléculas de água, fazendo com que estas fiquem retidas na bolinha que cresce à medida que as incorpora.


Esquema das ligações de hidrogênio.




Logo, quanto mais tempo essas bolinhas ficarem em contato com a água, mais água vão absorvendo e a água contida no recipiente vai sumindo, pois está sendo absorvida (acesse).


Devido à sua capacidade de absorção, é utilizada em fraldas descartáveis e em vasos de plantas, para mantê-las vivas por mais tempo, já que a água retida por essas bolinhas demora mais tempo para evaporar. Além disso, esses cristais d'água são ótimas soluções para evitar a proliferação da dengue, pois os mosquitos não encontram a água dos vasos de plantas para colocar seus ovinhos.


Cristais d'água utilizados em vasos de plantas. Além de enfeitar os vasos, evitam a dispersão da dengue.
 Referências bibliográficas:

5 comentários:

  1. Para ser autor do Blog, favor enviar um email para a professora Luciane (lucianesoares@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do trabalho. Nem imaginava como funcionava essas bolinhas, achei bastante interessante o fato delas funcionarem pela propriedade da ligação de hidrogênio. Acredito que vocês cometeram um pequeno engano aqui:"que são a interação entre as moléculas de hidrogênio (pesentes na poliacrilamida) e as moléculas de água." a ligação ocorre entre o átomo de hidrogênio presente nas moléculas de poliacrilamida e o átomo de oxigênio presente na molécula de água. No mais está tudo certo. vocês poderiam colocar como que a planta puxa a água contra a gravidade como uma curiosidade.(pode ser encontrado no livro BIO 2 da Sonia Lopes, capitulo 11)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do trabalho de vocês, não sabia que as ligações de hidrogênio eram as responsáveis pelo inchaço das bolinhas. Também acredito que houve um erro ao dizer: "interação entre as moléculas de hidrogênio (pesentes na poliacrilamida) e as moléculas de água" , já que são os átomos de hidrogênio que ligam aos de oxigenio, altamente eletronegativo. Mas o resto está tudo bem.
    Roberta 3ano

    ResponderExcluir