domingo, 17 de abril de 2011

Qual a diferença entre o ouro 18K e o ouro 24K?

• Cecília Lopes – Nº9
• Bernardo Marra – Nº 8
• Vinicius Oliveira - Nº 36
• Samuel Pietra – Nº33
• Amanda Oliveira – Nº2


O ouro 24K é considerado o ouro mais “puro” que o ouro 18K, pois sua composição é de mais ou menos 99% ouro, enquanto o ouro 18K tem em média 75% ouro para 25% de ligas metálicas, que o deixam menos maleável.


O ouro 24K não é muito utilizado para a confecção de joias, por ser muito frágil, podendo ser amassado até mesmo com a pressão do corpo, além de apresentar um preço mais elevado, sendo ideal a utilização do ouro 18K.

A pureza do ouro é medida de 1 a 24K. Quanto mais liga há, menor o valor do quilate, e quanto mais alto é o nível da liga, mais forte e durável será a joia.



Curiosidade: A palavra Quilate tem origem na Língua Árabe da palavra Quirat. Que seria ou é uma medida de pureza para o ouro e as pedras preciosas.

links: http://www.sibusca.com.br/minerais/quilate.htm
http://www.joiasdeouro.net/diferenca-entre-10k-14k-18k-e-24k-joia-ouro.html
http://casadasatie.blogspot.com/2010/05/nem-tudo-que-reluz-e-ouro.html

4 comentários:

  1. Achei o trabalho bom, não sabia a diferença entre os dois tipos de ouro. Para deixar o trabalho mais completo e com mais fácil entendimento, sugiro a vocês que expliquem porque os sólidos metálicos são maleáveis. Isso ocorre, pois as substâncias metálicas são constituídas de cátions e eletróns semilivres. Com isso, quando sofre ação externa,um plano de íons desliza sobre o outro e não há aumento da repulsão devido à presença dos elétrons semilivres. Isso dá a característica dos sólidos metálicos de não serem quebradiços.
    Abraços, Gláucia.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho sobre a diferença do ouro 18K para o ouro 24K está bom! Sempre quis saber a diferença dessas denominações! Só tenho uma sugestão a fazer: como vocês colocaram a informação de que o ouro 18K é o ideal para a confecção de jóias, já que o 24K é mais maleável e pode ser amassado com mais facilidade, seria interessante se vocês acrescentassem qual é então a maior utilização do ouro 24K.
    Boa pesquisa!

    Nádila Domingues - 3º Ano

    ResponderExcluir
  3. O trabalho foi realmente interessante! Nunca havia demonstrado interesse sobre o assunto, mas com uma breve leitura do trabalho pude me questionar vários pontos sobre o tal. Foi muito bom saber a diferença entre as denominações para as várias ligas do ouro, mas ainda acho que faltaram algumas coisas como qual a distinção entre os preços entre as ligas e o porque do tal, se é possível notar alguma diferença na coloração entre as ligas, e já que o ouro só consegue atingir a pureza quando com 24K então qual a composição da liga dentre os outros quilates!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar o grupo pelo trabalho, que está interessante. Pude enriquecer meus conhecimentos prévios, principalmente sobre as denominações utilizadas como, por exemplo, os quilates.
    Para complementar a pesquisa de vocês seria interessante esclarecer mais sobre a maleabilidade dos sólidos metálicos, ligação e ligas metálicas. Meu pai é proprietário de uma fábrica de joias e ele me explicou que além de dar dureza ao metal à liga, que é feita de outros minerais como cobre, prata e zinco, também serve para dar coloração à peça de ouro. Por isso temos o ouro branco, rose, várias tonalidades de amarelo e até mesmo ouro preto, rosa, verde, etc. E é importante ressaltar que a concentração desses metais na liga alteram muito a fabricação e cor da joia.
    Como outra curiosidade gostaria de explicar que na indústria de joias a prática é diferente da teoria, nos dados apresentados são utilizados 25% de ligas metálicas, mas na verdade são uns 33% mas isso não interfere no produto final, que continua a ser 18K. E existe uma variação de país para país sobre a comercialização das peças, por exemplo, no Canadá e EUA o ouro 14K é mais comercializado, no Oriente Médio o ouro 22K e na Europa o ouro 18K é o mais consumido.
    Caso o grupo se interesse eu poderia ceder algumas amostras de ligas metálicas e até alguns materiais que são usados na fabricação de joias como ceras e moldes de borracha.
    Ana Carolina

    ResponderExcluir