sábado, 16 de abril de 2011

Como é fabricado o Isopor

Clarice Oliveira 07
Carolina Dogliani 08
Larissa Corrêa 15
Laura Bragança 16
Sarah Marcenes 33

O isopor é o nome popular para poliestireno expandido.
O isopor é feito de um polímero (conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas) do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 mm de d
iâmetro. Essas bolhas tornam o isopor 30 vezes mais leve que o poliestireno comum. Sua expansão é provocada pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta em até 50 vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores. Mais de 97% do volume do ispor é constituído de ar, o que dá ao material a propriedade de isolante térmico.

Características do ispor:
  • Alta resistência à compreensão e à vibração mecânica
  • Baixa condutibilidade térmica
  • Baixa absorção de água e umidade
  • Resistência à difusão do vapor
  • Excelente elasticidade
O isopor é reciclável, mas sua coleta não é econômcia. O problema da coleta é que além do ispor ter baixo valor, sua densidade e peso são baixos. Para a reciclagem é preciso juntar toneladas de isopor, quer dizer, ter enormes espaços nos depósitos para acumulá-lo e muitas viagens para transportá-lo.

Nos aterros sanitários, ocupa muito espaço e satura com rapidez os espaços destinados ao lixo, dificulta a compactação, prejudicando a decomposição de materiais biodegradáveis. Nos lixões, o isopor libera gás carbônico se for queimado. Misturado ao restante do lixo, a céu aberto, o isopor pode demorar muito tempo para de decompor, já que não é biodegradável.

Para a fabricação do isopor é necessário submeter o poliestireno a um processo de aquecimento onde esse material é expandido pelo gás pentano, que substituiu o CFC por questões ambientais.

Após a peneiração com o poliestireno já expandido, ele é colocado em moldes e selado, formando assim, o isopor.

Veja como é feito o isopor no vídeo abaixo (a partir do minuto 2:21)


Referências bibliográficas:




Um comentário:

  1. O trabalho explicativo desse grupo de "como é feito o Isopor" ficou bem completo, eu não sabia que o isopor era fabricado a partir do poliestireno expandido, um composto do petróleo.
    Além do mais foi bastante interessante enriquecer o trabalho com um video explicativo.
    Grande Abraço!
    Gabriel Greco 3ºAno

    ResponderExcluir