Carolina Dogliani 08
Larissa Corrêa 15
Laura Bragança 16
Sarah Marcenes 33
O isopor é o nome popular para poliestireno expandido.
O isopor é feito de um polímero (conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas) do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 mm de d
iâmetro. Essas bolhas tornam o isopor 30 vezes mais leve que o poliestireno comum. Sua expansão é provocada pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta em até 50 vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores. Mais de 97% do volume do ispor é constituído de ar, o que dá ao material a propriedade de isolante térmico.
Características do ispor:
- Alta resistência à compreensão e à vibração mecânica
- Baixa condutibilidade térmica
- Baixa absorção de água e umidade
- Resistência à difusão do vapor
- Excelente elasticidade
Nos aterros sanitários, ocupa muito espaço e satura com rapidez os espaços destinados ao lixo, dificulta a compactação, prejudicando a decomposição de materiais biodegradáveis. Nos lixões, o isopor libera gás carbônico se for queimado. Misturado ao restante do lixo, a céu aberto, o isopor pode demorar muito tempo para de decompor, já que não é biodegradável.
Para a fabricação do isopor é necessário submeter o poliestireno a um processo de aquecimento onde esse material é expandido pelo gás pentano, que substituiu o CFC por questões ambientais.
Após a peneiração com o poliestireno já expandido, ele é colocado em moldes e selado, formando assim, o isopor.
Veja como é feito o isopor no vídeo abaixo (a partir do minuto 2:21)
Referências bibliográficas:
O trabalho explicativo desse grupo de "como é feito o Isopor" ficou bem completo, eu não sabia que o isopor era fabricado a partir do poliestireno expandido, um composto do petróleo.
ResponderExcluirAlém do mais foi bastante interessante enriquecer o trabalho com um video explicativo.
Grande Abraço!
Gabriel Greco 3ºAno