Os gases nobres são substâncias cuja última camada de valência está completa, ou seja, possui oito ou dois elétrons no último nível, dificultando a mistura com outros elementos. Sendo assim, tais gases são encontrados isolados, em pouca quantidade na atmosfera terrestre e em maior quantidade em outros lugares, como por exemplo, o Hélio no Sol.
Esses gases constituem 1% da atmosfera, sendo que o Argônio é o gás encontrado com maior abundância ( 0,93% ). Além disso, os gases nobres podem ser encontrados em coisas do dia-a-dia, como anúncios luminosos e projeções de foguete.
Para saber mais entre em:
http://educacao.uol.com.br/quimica/gases-nobres.jhtm
http://www.infoescola.com/quimica/gases-nobres/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar2.php
Alunos: Adriana, Ana Isabel, Gustavo Pena, Hygor. 2ª A
O trabalho feito pelo grupo está muito bom, a começar pela escolha do tema, pois não falamos muito dos gases nobres e de suas aplicações, pelo fato de ser difícil encontrar reações com gases nobres. As imagens selecionadas são muito criativas, principalmente a do Neônio e as indicações de sites também são boas. Aprendi várias coisas:o uso barato do argônio em lâmpadas comuns, o uso do xenônio em lâmpadas de flash de máquinas fotográficas e a mais interessante, o randônio ser radioativo, para mim, nenhum gás nobre era radioativo. Parabéns para vocês!!! Abraços.
ResponderExcluirHugo 3º ano.
O trabalho me interessou muito, pois abordou sobre as utilizações dos gases mais raros, no nosso dia a dia. Contudo, acho que poderia ficar mais completo se vocês exemplificassem e explicassem melhor outras utilizações desses gases. Como, por exemplo: o Neônio ao ser atravessado por uma corrente elétrica sob baixas pressões, emite uma luz brilhante com tom de roxo, que é utilizada nas nossas conhecidas lâmpadas fluorescentes. Além disso, o neônio é de extrema importância em maquinas de raio-X, pois quando interagido com o Argônio da origem as válvulas de raio-X.
ResponderExcluirEssas são apenas outras, de muitas, utilizações dos gases nobres.
Parabéns pelo trabalho, Breno