sábado, 30 de abril de 2011

Onde os gases nobres são encontrados com mais facilidade?

Os gases nobres são substâncias cuja última camada de valência está completa, ou seja, possui oito ou dois elétrons no último nível, dificultando a mistura com outros elementos. Sendo assim, tais gases são encontrados isolados, em pouca quantidade na atmosfera terrestre e em maior quantidade em outros lugares, como por exemplo, o Hélio no Sol.

Esses gases constituem 1% da atmosfera, sendo que o Argônio é o gás encontrado com maior abundância ( 0,93% ). Além disso, os gases nobres podem ser encontrados em coisas do dia-a-dia, como anúncios luminosos e projeções de foguete.


Para saber mais entre em:
http://educacao.uol.com.br/quimica/gases-nobres.jhtm
http://www.infoescola.com/quimica/gases-nobres/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar2.php







Alunos: Adriana, Ana Isabel, Gustavo Pena, Hygor. 2ª A

2 comentários:

  1. O trabalho feito pelo grupo está muito bom, a começar pela escolha do tema, pois não falamos muito dos gases nobres e de suas aplicações, pelo fato de ser difícil encontrar reações com gases nobres. As imagens selecionadas são muito criativas, principalmente a do Neônio e as indicações de sites também são boas. Aprendi várias coisas:o uso barato do argônio em lâmpadas comuns, o uso do xenônio em lâmpadas de flash de máquinas fotográficas e a mais interessante, o randônio ser radioativo, para mim, nenhum gás nobre era radioativo. Parabéns para vocês!!! Abraços.
    Hugo 3º ano.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho me interessou muito, pois abordou sobre as utilizações dos gases mais raros, no nosso dia a dia. Contudo, acho que poderia ficar mais completo se vocês exemplificassem e explicassem melhor outras utilizações desses gases. Como, por exemplo: o Neônio ao ser atravessado por uma corrente elétrica sob baixas pressões, emite uma luz brilhante com tom de roxo, que é utilizada nas nossas conhecidas lâmpadas fluorescentes. Além disso, o neônio é de extrema importância em maquinas de raio-X, pois quando interagido com o Argônio da origem as válvulas de raio-X.
    Essas são apenas outras, de muitas, utilizações dos gases nobres.
    Parabéns pelo trabalho, Breno

    ResponderExcluir