GRUPO: 05
Felipe Rios
Felipe Nepomunceno
Matheus Miranda
Pedro Drumond
Thiago Eric
Para fazer o gelo seco é preciso ter um recipiente de alta pressão para armazenar o dióxido de carbono no estado líquido. Ao ser liberado do tanque, a expansão do produto e a sua alta velocidade de evaporação faz com que o restante da amostra atinja o ponto de congelamento. A “neve” que se forma no bocal de um extintor de incêndio, por exemplo, nada mais é do que o dióxido de carbono começando a sofrer o processo de sublimação.
Resfria-se o gelo normal a uma temperatura inferior a -78ºC. A temperatura do gelo, como está muito fria, faz com que os cubos exalem fumaça ao entrar em contato com a pressão atmosférica. Tudo se deve à transformação: o gelo muito resfriado quando sofre mudanças bruscas de temperatura (aquecimento) torna-se um gás de dióxido de carbono.
A grande diferença do gelo seco com o gelo hídrico que temos em casa é que o gelo seco libera em media três vezes mais frio que o gelo normal além de não passar pelo estado liquido na pressão atmosférica, ou seja, a aproximadamente 1 atm de pressão o gelo seco passa do seu estado sólido direto para o estado gasoso, o que chamamos de sublimação.
O gelo seco é gás carbônico no estado sólido, não é tóxico. Ele é muito usado em shows e filmes para produzir efeitos especiais e também em drinks.
Gelo Seco
Referências bibliográficas:
http://www.brasilescola.com/quimica/gelo-seco.htm
Pessoal, achei o trabalho de vocês bacana, pois, pelo menos eu sempre tive curiosidade em relação ao gelo seco, mas nunca parei para pesquisar.
ResponderExcluirAchei interessante a produção do gelo-seco estar relacionada com a mudança de pressão e as características que o dióxido de carbono adota na temperatura ambiente após sofrer tal mudança de pressão.
Entretanto, acho que vocês poderiam ter enriquecido o trabalho de vocês explicando um pouco melhor a relação entre estado físico e pressão.Por exemplo, a água congela a 0º C e ferve a 100º C, entretanto, há uma mudança nesse comportamento ao se alterar a pressão, de forma que, à medida que a pressão é reduzida, o ponto de ebulição cai. Se você baixar a pressão o suficiente, a água irá ferver em temperatura ambiente. E isso é possível de se representar no diagrama de fases, que mostra as temperaturas e pressões nas quais a substância muda de estado entre sólido, líquido e gasoso.
Bom trabalho!
Daniela Lauria
Gostei da materia, só que não explica se é possivel fazer gelo seco em casa...
ResponderExcluirVeja o vídeo no youtube "making dry ice" tem uma maquina fazendo gelo seco... Maquina Brasileira da Hawk-Ice
Elio Falcão