domingo, 1 de maio de 2011

Porque o cobre é amplamente utilizado em redes elétricas?

Turma: 2ºB
Matheus Latorre nº 26
Victor Lacerda nº 31
Esdras Teixeira nº 9





Atualmente os fios de cobre possuem uma grande preferência no mercado de instalações elétricas. Isso acontece pelo fato de o cobre possuir uma excelente condutividade elétrica, sendo a maior entre os metais não-preciosos, e possui também a resistência elétrica ( capacidade que um corpo possui de se opor à passagem de correntes elétricas pelo mesmo) mais baixa de todas.
O que caracteriza uma excelente condução elétrica, é a facilidade com que os eletróns, da ultima camada do átomo, têm de saltar para átomos vizinhos.


Cobre em seu estado bruto.

Você pode estar pensando que o cobre é o melhor condutor dentre todos os metais, mas existem outros metais com melhor condução elétrica que o cobre, como o ouro e a prata, porém seria muito caro a utilização dos mesmos nas fiações elétricas.

Exemplo de mina onde ocorre extração de cobre.


Curiosidades:
- O valor da condutividade elétrica do cobre é de 59,6 x 106 s/m.
- Na temperatura ambiente o cobre é encontrado no estado sólido.
- Há registros, muito antigos, da utilização do cobre, como um colar ( feito com cobre ) encontrado em Israel, datado de 8.700 a.C.

Aprenda mais:

Fontes:

3 comentários:

  1. Gostei do trabalho e da explicação do grupo sobre a alta condutividade elétrica do cobre devido aos elétrons livres. Porém, eu acrescentaria que o movimento ordenado desses elétrons constitui a corrente elétrica e que sua agitação permite a alta propagação de energia dos metais. Acrescentaria, também, que por ser um metal o cobre apresenta alta ductibilidade, ou seja, é fácil se transformar em fios, sendo muito utilizado em redes elétricas.
    Flávia Ameno

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a pesquisa de vocês sobre o uso do cobre em redes elétricas!
    Penso que deveriam explorar mais o motivo pelo qual materiais metálicos conduzem melhor do que outros materiais: isso se deve ao fato deles possuirem elétrons semi-livres. Assim, como o próprio nome diz, estão, de certo modo, "livres" para formarem um fluxo de elétrons que vai do maior potencial elétrico para o menor(uma corrente elétrica).
    Outra curiosidade é que a prata, nas CNTP, ainda é considerada o melhor condutor elétrico. Já o ouro vem logo abaixo do Cobre, mas é muito usado(mesmo sendo mais caro) em chips, por exemplo, nos quais os fios devem ser muitos finos e não devem sofrer oxidação.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho ficou muito bom e também gostei da explicação do grupo. Porém, eu acrescentaria que quandos os átomos se reúnem para formar os sólidos metálicos, os elétrons das orbitais mais externas não permanecem ligados a tais átomos, adquirindo libertadade de se movimentar. Portanto é possível que a carga elétrica seja transportada através deles e, por isso, dizemos que esses materiais são condutores de eletricidade.
    Roberta Barros 3ºano

    ResponderExcluir