Adubos e fertilizantes. |
Alguns desses nutrientes são: Carbono, hidrogênio, oxigênio, cálcio, fósforo, o nitrogênio, o enxofre, o magnésio e o potássio. Os que estão grifados possuem as seguintes funções:
- O cálcio (Ca) e o magnésio (Mg) retiram a acidez do solo (tornando-o básico), neutralizando o nitrogênio e o alumínio. Alguns compostos: Nitrato de sódio do Chile, calcário de alumínio e nitrato de cálcio.
-Outros compostos atuam para causar acidez no terreno: Nitrato de amônia, úreia, sangue seco, entre outros.
-O enxofre (S) auxilia a fotossíntese.
-O fósforo (P) ajuda na floração, frutificação e estimula o crescimento da raiz.
-O Potássio (K) faz parte da estrutura da planta, representando de 1 a 2% da célula vegetal, presente em forma ionica ajuda no metabolismo. É usado para provocar um efeito neutro no solo. Por exemplo, cloreto de potássio.
O ciclo do nitrogênio. |
Usado para a produção proteíca em forma de aminoácidos, é essencial para os seres vivos, mas não é metabolizado na forma gasosa (o gás mais encontrado na atmosfera). As plantas precisam se associar a microorganismos como algas azuis e bactérias para fixar nitrogênio.
Esse processo é chamado FBN (Fixação Natural de Nitrogênio), o plantio de vegetais leguminosos [ possuem essa bactérias fixadoras em suas raizes], chamado de adubo verde. O adubo verde é a forma mais segura, barata e ecologicamente correta para repor N² no solo.
Explicação do ciclo do nitrogênio. |
Adubos e fertilizantes só devem ser utilizados após um estudo do solo, para que haja a correção do solo e se evite o uso desnecessário. Isso pode assegurar que não hajam grandes impactos ambientais, ou até financeiros.
Clara Portella Ferreira nº 6 2º B
Lucas Jones da Fonseca nº 19 2º B
Referências Bibliográficas:
Delas -Ig
How Stuffs Work
Fertilizante - wikipédia
Ciclo do Nitrogênio - wikipédia
Agência de Informações da Embrapa
muito bom!
ResponderExcluir