segunda-feira, 2 de maio de 2011

A fibra ótica é melhor condutora que os metais?



A fibra ótica é um filamento de vidro ou plástico, que tem alta capacidade de transmitir os raios de luz. Sendo uma excelente condutora de luz, a tecnologia da fibra ótica representa hoje um dos mais modernos sistemas de iluminação do mundo. Neste processo, não há condução de energia elétrica ou térmica, tornando esta iluminação totalmente segura.
Como ocorre a transmissão da luz pelas fibras óticas:
A transmissão da luz pela fibra ocorre de forma bem simples. Cada filamento que constitui o cabo de fibra ótica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma capa envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo. A transmissão da luz pela fibra ótica segue o princípio da reflexão. Em uma das extremidades do cabo ótico é lançado um feixe de luz que, pelas características óticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.
Vantagens do uso da fibra ótica no lugar dos metais:
• Dimensões Reduzidas
• Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
• Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
• Matéria-prima muito abundante.
• Não é suscetível à interferência eletromagnética, por não transmitir pulsos elétricos, como ocorre com outros meios de transmissão que empregam os fios metálicos, como o cobre.
• Isolação elétrica - O material dielétrico (vidro ou plástico) que compõe a fibra ótica oferece uma excelente isolação elétrica entre os transceptores ou estação interligada não tem problemas com o aterramento e interfaces dos transceptores. Além disso, quando um cabo de fibra óptica é danificado não existem faíscas de curto-circuito.
• Alta resistência a agentes químicos e variações de temperaturas - As fibras ópticas têm uma boa tolerância a temperaturas, favorecendo sua utilização em diversas aplicações, são menos vulneráveis à ação de líquidos e gases corrosivos, aumentando a confiabilidade e vida útil dos sistemas.
Usos da fibra ótica:
Podemos encontrar aplicações do uso de fibra ótica na medicina (endoscopias, por exemplo) como também em telecomunicações (principalmente internet) em substituição aos fios de cobre. No cotidiano a fibra ótica é geralmente utilizada na iluminação de vitrines, nichos, escadas, contornos arquitetônicos, piscinas, cascatas, ofurôs, jardins, fachadas etc.:








Links sobre fibra ótica:
http://www.fibraotica.com.br/
http://www.tecfibraotica.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=EK9bblRKayA
http://www.youtube.com/watch?v=nXBiReoqxAo&feature=related


Grupo:

Hellen Caroline 2° ano A
Bruno Macedo
Nayhara Castro

6 comentários:

  1. Gostei muito do post. Aprendi muito com ele, já que não sabia muito sobre o assunto. Gostei também da imagem do dragão.
    Leonardo 3º Ano

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi muito bem feito.Achei interessante saber que a fibra óptica pode ser usada em diversas áreas com funções diferentes. Outro aspecto que me chamou atenção foi o fato de que esse material pode substituir os fios de cobre e apresentar muitas vantagens sobre os fios metálicos.

    ResponderExcluir
  3. Sei que a fibra ótica é usada nas redes de internet. Gostaria de saber como que os aparelhos "recebem" essas informações.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom trabalho.
    Fiquei muito interessado em como funcionava a fibra ótica porque sempre escuto falar dela. Muito interessante o processo de refração que ela tira proveito para funcionar.
    Acredito que para o trabalho ficar perfeito só faltaram duas coisas, as quais eu gostaria de ficar sabendo, como é fabricada a fibra ótica( pode ser achado aqui:http://informatica.hsw.uol.com.br/fibras-opticas5.htm). Além disso como funciona o processo de refração ( que pode ser encontrado aqui:http://ciencia.hsw.uol.com.br/luz12.htm)
    Raphael 3ºEM

    ResponderExcluir
  5. O trabalho ficou muito bom e a explicação foi bem clara.
    Para falar a verdade, nunca tinha pensado sobre por que um "cabo de vidro" transmitiria luz, da forma como a fibra ótica transmite, ler o texto foi realmente esclarecedor. A pergunta é boa e chama a atenção, pois é um fenômeno realmente curioso.
    Porém, apresentou três pontos que podem ser melhorados:
    1°: Dependendo dos futuros públicos alvos do trabalho, acho que a parte que fala sobre o funcionamento da fibra, citando um núcleo de vidro com alto índice de refração, deveria passar brevemente pelos fenômenos da refração e da reflexão, talvez em um box explicativo, ou até mesmo, uma imagem.
    2º: Quanto à parte que fala sobre os usos da fibra ótica, acho que deveria ter sido explorado um pouco, os usos que não envolvem iluminação propriamente dita, como por exemplo os novos cabos de som, que são de fibra ótica.
    3°: Na frase "Sendo uma excelente condutora de luz, a tecnologia da fibra ótica representa hoje um dos mais modernos sistemas de iluminação do mundo", posso estar errado, talvez o grupo deva procurar uma professora de Português, mas, a meu ver, parece que a tecnologia é uma boa condutora e não a fibra ótica. Além disso, acho que o termo "hoje" seria melhor empregado entre vírgulas.
    Espero ter ajudado tanto o blog quanto o grupo, para que ambos fiquem melhores!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao autor do artigo. É impressionante a importância da fibra óptica no mundo globalizado, onde a necessidade da transmissão da informação tenha que ser cada vez mais rápida. Mostra a importância da implementação dessa tecnologia aqui no Brasil que supera a anos luz o serviço de internet por ADSL. Entendendo melhor sobre a questão das fibras ópticas com meus instrutores no curso ADV http://www.cursoadv.com.br sei do avanço não só na área de TI mas em tantas outras que terá a possibilidade de otimizar trabalhos de diferentes ramos.

    ResponderExcluir