domingo, 1 de maio de 2011

Por que a coloração do fogo varia de acordo com a mudança de combustível?

A coloração do fogo varia de acordo com a mudança do combustível porque a cor do fogo é resultado da cor da luz que emite, e que, por sua vez, é formada por fótons (partículas muito pequenas que se comportam como uma onda eletromagnética). Dependendo do comprimento da onda eletromagnética a chama terá uma coloração diferente e quanto maior a temperatura da chama, mais curta é a onda.

A temperatura da chama depende do poder calórico da reação de combustão do material queimado, ou seja, a cor do fogo depende da energia liberada na reação de combustão. As chamas azuis são mais quentes e as amarelas são menos quentes. No caso da combustão da madeira ou do papel, a chama pode ser roxa, amarela ou alaranjada.

Logo, dependemos de duas coisas básicas para atingirmos as temperaturas, o material combustível, que pode ser variado, e o comburente, geralmente o oxigênio. Assim, o que determina a cor do fogo é a temperatura e não os materiais.

Por exemplo, quando a temperatura atinge 500°C, o fogo fica esverdeado, de 500° a 1.000°C tende a formar um fogo amarelo, de 1.000°C até 1.800°C, o fogo fica azulado e quando ultrapassamos essa temperatura o fogo fica roxo. Após certa temperatura ele se torna branco, mas não é possível olhar para ele, pois é como olhar para o sol, nosso olho não suporta.

Curiosidades:

Cada parte da chama tem uma temperatura e cor diferente, por exemplo: A base da chama de uma vela tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas.

Queima da vela resultando em uma chama com duas cores: azul, mais quente, e alaranjada, mais fria.

Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas. Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso.
Fogo verde, que é resultado da sujeira interna do fogão.

Já o metanol, combustível usado pelas equipes da Fórmula Indy, tem uma chama invisível. Para poder combater os eventuais incêndios nos boxes, as equipes acrescentam algumas impurezas no combustível, que deixa de ser incolor.

Fogo resultante da queima do metanol com algumas impurezas.
Grupo:

Eduardo Lauar - n° 11 - 2° ano A

Giovanni Bonfioli - n° 13 - 2° ano A

Gustavo Tobias - n° 15 - 2° ano A

Victor Miranda - n° 30 - 2° ano A

Links para a pesquisa:

http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_287838.shtml - Acesso em 20/04/2011

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dilatacao/comportamento-do-fogo.php - Acesso em 20/042011

http://salazero.blogspot.com/2010/05/por-que-o-fogo-queima-e-pode-ter-varias.html - Acesso em 20/04/2011

http://www.areaseg.com/fogo/ - Acesso em 20/04/2011

4 comentários:

  1. "Oi! Achei a pesquisa muito boa, bastante completa e exemplificada, o que é muito importante. Foi interessante saber que cada parte da chama tem temperatura e cor diferente. Que a base da chama de uma vela por ter muito calor possui forma ondas de luz com muita energia, e que são mais curtas e mais azuladas. Diferentemente da parte alta que tem menos calor e portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas.
    Vocês também falaram que "alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas". Gostaria de saber quais combustíveis são esses. E porque, quando o fogão está sujo, o fogo fica verde, e não de outra cor ?
    No mais, nao tive dúvidas. Vocês estão de parabéns!

    Fernanda Bauer - 3ºEM

    ResponderExcluir
  2. ADOREI o trabalho! Bastante curioso quando vocês afirmaram que dependendo da temperatura,varia a coloração da chama. Isso me lembra quando eu era criança e via uma vela, e sempre perguntava aos meus pais porque era azul embaixo e amarelo em cima. Agora consegui entender que como a base apresenta mais calor, as chamas ficam mais azuladas, porém, na parte mais alta, onde o calor é menos intenso, a coloração é amarelada. Muito legal! Há algum tempo atrás os químicos já faziam essas experiências, colocando diferentes tipos de substâncias em combustão para verem a coloração da chama emitida. É legal destacar também que em queimadas, podem aparecer chamas de cor violeta, que resultam do potássio liberado pela madeira das árvores,vocês já viram isso? Gostei muito da pesquisa, pude esclarecer todas as minhas dúvidas sobre coloração de chamas, e o trabalho está muito bem escrito e bem feito, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa está ótima, mas teve um equivoco. A cor da chama depende do
    elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado.
    Nas velas a chama amarelada é resultado da combustão do sódio que emite luz
    amarela quando aquecido a altas temperaturas e quando a base da chama é azul
    por causa da falta de oxigênio nessa região. Portanto a temperatura depende
    da constituição química e da quantidade de material que está sendo queimado,
    mas não tem relação com a cor. Por exemplo, nas substâncias formadas por
    hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), quanto maior a cadeia de átomos mais
    quente será a labareda. A chama de uma vela, por exemplo, tem 800 graus e a
    de um fogão 1 200. A queima do metanol é bem mais fria. Geralmente fica
    entre 400 e 500 graus.
    Video explicando porque ocorre liberação de diferentes cores em uma chama:
    http://www.youtube.com/watch?v=qsNhxzFKh0I

    Ana Luiza Costa - 3ºEM

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, ao comparar este texto com o texto do grupo do 1º ano, vejo uma diferença considerável ao que se refere ao conteúdo de química e até mesmo física. A diferença de um aluno do 1º ano para um do 2º é muito grande em conhecimentos químicos.

    Apesar de os dois textos terem a mesma temática, fogo, este da turma do segundo ano trata de um tema bem mais complexo. O texto fala até mesmo de fótons, partículas muito pequenas, que até hoje os cientistas não entendem bem seu comportamento. Eu não tinha nem ideia de que eles estavam relacionados a coloração do fogo.

    Quando eles escreveram: “A temperatura da chama depende do poder calórico da reação de combustão do material queimado” e depois escrevem:” o que determina a cor do fogo é a temperatura e não os materiais” fica um pouco contraditório. Deveria ser explicitado, que o poder calórico para a reação da combustão depende do material, influenciando assim a temperatura. Contudo, é a temperatura que determina a coloração da chama. No mais, o grupo fizera um artigo muito bom

    ResponderExcluir