domingo, 1 de maio de 2011

Qual é a constituição do Esmalte?

Qual é a constituição do Esmalte?
Para realizarmos essa pesquisa, tivemos muita dificuldade pela falta de informação.

Mandamos e-mail para várias marcas de esmaltes e a maior parte delas respondeu que era impossível nos solicitar as informações que desejávamos. Pesquisando em sites estrangeiros e revistas nacionais,

conseguimos algumas informações para fazermos este post.

Descobrimos que não existe uma fórmula única para o esmalte. Há, no entanto, uma série de tipos de ingredientes que são necessários. Estes componentes básicos são: resinas, plastificantes, solventes e corantes. A formulação exata de um esmalte, além de ser um segredo da

s marcas criadoras, dependem muito das escolhas feitas pelos químicos e engenheiros químicos na fase de pesquisa e desenvolvimento da produção.

Mas, no geral, o que é utilizado é:

- Polimetilmetacrilato (PMMA): serve para garantir que os outros ingredientes se misturem. Por causa dele, o esmalte não escorre na unha.

- Esteralcônio de hectorita: triturado, o esteralcônio é usado em forma de pó no esmalte, e assim vira uma espécie de cola para essa fórmula. E é assim que o esmalte se fixa nas unhas.

- Nitrocelulose: transforma a mistura em um filme plástico e maleável, que cobre as unhas.

- Copolímero de etileno: nas unhas, é ele quem garante que o filme criado pelo esmalte se despedace. A resistência que o copolímero* dá à mistura, e faz com que o esmalte geralmente saia da unha em grandes lascas. (esmalte sai em lascas )

- Poliuretano: tem grande missão no esmalte. Ele integra os pigmentos ao resto da fórmula. Por serem insolúveis, os pigmentos decantariam sem o poliuretano, indo para o fundo do potinho.

- Resinas: proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade.

- Solventes: são responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte.

- Plastificantes:também responsáveis por resistência, aderência e durabilidade.

- Corantes: dão dar cor aos esmaltes.

- Agentes de Suspensão: auxiliam a manter os corantes suspensos sem decantar o produto.

O controle de qualidade na fabricação do esmalte, exige extrema atenção e continuados testes para verificação das especificações técnicas como o tempo de secagem, a suavidade do fluxo, brilho, dureza, cor, resistência, etc. Testes das amostras de laboratório, embora mais demorados, são também necessários para garantir um produto de qualidade. Estes testes são complicados mas nenhum fabricante os produziriam sem eles.

Essa é apenas uma parte da constituição dos esmaltes, já que não conseguimos encontrar a sua total constituição. Esperamos que gostem e se alguém tiver alguma sugestão ou informações nova, estamos à disposição.

E quando estávamos fazendo a pesquisa, achamos um simulador muito divertido para quem quer testar qual cor de esmalte fica melhor na unha!

http://www.coloramaesmaltes.com.br/Experimente/Aplicativo/

* Copolímero é um polímero formado por diferentes monômeros

Referencia Bibliograficas:

SILVA, Vânia R. Leite E. Professora de cosmetologia da Unifesp e diretora da Associação Brasileira de Cosmetologia

PERALTA, Fernanda Garcia. Cosmetologa especialista em esmaltes;

ISSAC, Vera.Farmacêutica e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp

OLIVEIRA, Juarez Souza de. Professor de engenharia química e tecnologia orgânica da UFPR

BACELAR, André Luis. Professor de química orgânica da UFS

POLITO, Wagner. Professor do Instituto de Quimica da USP São Carlos.

http://super.abril.com.br/cotidiano/silicone-boca-detonador-591710.shtml

Acesso em 27/04/11

http://www.coloramaesmaltes.com.br/PerguntasFrequentes/

Acesso em 27/04/11

http://www.enotes.com/how-products-encyclopedia/nail-polish

Acesso em 28/04/11

Grupo:

Laura Machado, Marina Chaves, Vitor Drummond e Vitória Vargas

2° ano A

7 comentários:

  1. Ao utilizar o esmalte, sempre tive curiosidade de saber quais eram os elementos presentes na sua formção. Com trabalho de vocês pude aprender um pouco mais.Mas, queria saber se tem alguma substância no esmalte que pode fazer mal a saúde? Se tiver, qual?

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a pesquisa de vocês, sempre quis saber como o esmalte aderia à unha. Achei curioso o fato de não existir uma fórmula única para o esmalte, mas, sim, cada marca criadora ter sua própria fórmula.
    Aprendi que para cada característica fundamental de um esmalte há um componente, como o poliuretano que não deixa os pigmentos decantar.
    A única coisa que me deixou em dúvida foi qual o tipo de solvente que é utilizado no esmalte, se souberem essa informação, por favor, me informem. No mais, parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Achei a pesquisa sobre a constituição do esmalte muito interessante, porque é uma coisa muito cotidiana e bastante utilizada pelas mulheres, mas nunca paramos para pensar do que ele é feito, se ele faz mal ou se tem diferença de marca para marca. Achei muito legal vocês colocarem o que é usado na constituição e explicar a função de cada componente, sendo que foi o que me chamou atenção: o fato de que cada componente tem uma função especifica, de brilho, fixação, aderência, secagem e consistência. Acho que para complementar o trabalho vocês poderiam explicar o que acontece com o esmalte quando passamos acetona, explicar as reações químicas, o efeito e qual a relação com os componentes do esmalte com os da acetona e etc. E colocar algumas curiosidades como por exemplo: Por que alguns esmaltes deixam a unha amarelada, ou porque algumas pessoas são alérgicas a esmalte ou porque a base de unha fortalece a unha. O trabalho ficou ótimo, parabens!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a pesquisa de vocês, até porque isso não é um assunto fácil de ser pesquisado, e vocês conseguiram ir muito além. Então, também sempre tive a curiosidade de saber de que era feito o esmalte, e agora todas as minhas dúvidas sobre esse assunto foram esclarecidas. Achei super legal o fato de que cada esmalte pode ter uma fórmula diferente, porque ao nosso olhar eles são substâncias bem parecidas, quando se trata da aparência e viscosidade por exemplo. E o legal é que as propriedades são bem parecidas só que as fórmulas são diferentes. Fico me perguntando somente uma coisa: quando usamos a acetona para a remoção do esmalte,o que acontece? Será que ligações são rompidas? e a acetona vai remover qualquer tipo de esmalte? Bom,é isso. Aprendi bastante com a pesquisa de vocês e realmente gostei muito.
    Letticia Doné

    ResponderExcluir
  5. O trabalho está muito bem feito e respondeu bem à pergunta proposta. Entretanto, gostaria de acrescentar algumas questões para que o trabalho fique mais completo, como:
    - Por quê, às vezes, ao passar o esmalte sobre a unha, bolinhas de ar são formadas?
    - Qual a diferença entre acetona e removedor de esmalte?
    - Explicações a respeito da interação molecular existente entre acetona ou removedor e o esmalte.
    No mais, vocês fizeram um ótimo trabalho e estão de parabéns!

    Lorraine

    ResponderExcluir
  6. O trabalho ficou bom. Achei muito interessante saber alguns elementos que constituem os esmaltes e suas funções. Contudo, já que não foi possível achar todos os contituintes do esmalte, seria interessante vocês falarem sobre alguns mitos, por exemplo a do esmalte escuro, pois falam que esmaltes mais escuros fazem a unha crescer. Podia conter na pesquisa se isso é verdadeiro ou falso. Se verdadeiro, qual substância faz com que isso ocorra?
    No mais, a pesquisa foi de um grande aprendizado.

    Bruna Albernaz - 3º ano

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a pesquisa de vocês. Parabéns.

    Eu estou tentando saber o que tem nos esmaltes texturizados, liquid sand, que ao serem passados nas unhas, secam e dá o efeito areia.

    Vocês sabem que componente é esse????

    Blog Lindeza by Karlla Vieira

    ResponderExcluir