domingo, 1 de maio de 2011

Porque a borracha não apaga caneta?


A borracha foi descoberta quando os europeus chegaram na América do Sul , mas essa borracha que os nativos faziam era feita por látex molhado em formas arredondadas,sendo usadas como bolas flexíveis que quicavam.
Os exploradores levaram amostras de volta com eles, e através do químico Joseph Priestley foi descoberto outra forma de utilizar a borracha,que era apagar grafites no papel sem danificá-lo.


Um lápis deposita uma camada fina de grafite no papel, uma camada que não infiltra fortemente no papel, sendo retirado facilmente pelo atrito da borracha exercido nos poros do papel. Mas no inicio da descoberta a borracha danificava o papel, ao longo dos anos alguns químicos melhoraram a original, tratando-as com enxofre,aumentando sua resiliência e reduzindo sua rigidez. Eles adicionaram também pedra-pome para melhorar a qualidade abrasiva.
Diferentemente do grafite,a tinta é absorvida fortemente pelos poros do papel,logo o atrito da borracha não é o suficiente para retirar a tinta da caneta sem danificar o papel






Turma: Segundo ano B
Alunos: Matheus Salvador n 27
Lucas Freitas n 17
Tiago Amatus

2 comentários:

  1. Muito bacana o trabalho, porém sobre este assunto eu já sabia, pois na 8ªsérie eu fiz uma pesquisa sobre por que a borracha apaga o lápis e não apaga caneta.Gostaria de acrecentar um detalhe porque, há borrachas que apagam canetas. O que acontece é mais ou menos o seguinte. o grafite gruda com muito mais facilidade na borracha que no papel mas a borracha esfarela, por isso, nao notamos esse fenõmeno. Uma outra coisa é que a borracha contem componentes abrasivos como pó de quartzo
    que a ajudam a lixar o papel apagando o grafite. As borrachas que apagam caneta contem uma quantidade maior desses componentes abrasivos para lixarem a folha mais a fundo. É por isso que elas são mais duras e esfarelam mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o trabalho! Gostei do parágrafo introdutório e da história da borracha, que foi apresentada rapidamente, sem desviar do foco central do trabalho, mas ajudou na organização textual e na própria explicação da assunto central.
    Acho que poderia ter aprofundado um pouco mais em porque não apaga caneta. O trabalho apresentou o porque apaga lápis ("Um lápis deposita uma camada fina de grafite no papel, uma camada que não infiltra fortemente no papel, sendo retirado facilmente pelo atrito da borracha exercido nos poros do papel"), porém, sobre a caneta, que é o real assunto principal, só foi escrita uma frase: "Diferentemente do grafite,a tinta é absorvida fortemente pelos poros do papel,logo o atrito da borracha não é o suficiente para retirar a tinta da caneta sem danificar o papel". Uma explicação mais a fundo desse assunto enriqueceria o trabalho!
    Clara

    ResponderExcluir