segunda-feira, 2 de maio de 2011

Por que as geleiras são formadas de água doce?


As geleiras são o maior reservatório de água doce sobre a Terra. Sua formação ocorre, principalmente, nos pólos do globo terrestre, onde encontramos as menores temperaturas.


Quando ocorre a evaporação da água do mar,o sal não evapora com a água, formando, então, nuvens que carregam água doce. Quando essas nuvens se encontram com temperaturas inferiores a 0°C, o vapor da água se condensa, formando cristais de gelo, que causa o fenômeno meteorológico conhecido como neve.


Cristal de neve ampliado em microscópio eletrônico



Depois de ser depositada sobre um local, a neve sofre um process

o onde há o arrefecimento e cristalização de um fluido. No caso da geleira, a água sofre esse arrefecimento (em outras palavras, suas moléculas vão se aproximando) e esta começa a endurecer e dar origem a cristais de gelo. Várias deposições de camadas de neve vão criando uma enorme pressão sobre as camadas antigas fazendo com que grandes cristais de gelo se formem.


Formação do gelo glacial


Com isso, podemos concluir que as geleiras são formadas por acúmulo e cristalização de neve, que, por sua vez, é formada de água doce.


Aprenda mais em:

http://www.discoverybrasil.com/video/geleiras/

http://ciencia.hsw.uol.com.br/geleiras.htm









Referências bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira

http://www.infoescola.com/geologia/geleira/

http://ciencia.hsw.uol.com.br/geleiras.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/neve.htm


Grupo: (2ºano - B)

Isabelle Simeon, Lúmina Morais, Marcela Campos e Mariana Carrato.

7 comentários:

  1. O trabalho está muito bom e explicou muito bem o porquê das geleiras serem constituídas de água doce, porem devemos tomar cuidado ao usar alguns termos, como ao citar a seguinte frase: "Depois de ser depositada sobre um local, a neve sofre um processo onde há o arrefecimento e cristalização de um fluido. No caso da geleira, a água sofre esse arrefecimento (em outras palavras, suas moléculas vão se aproximando).”
    Bom, devemos primeiramente lembrar que a água no estado sólido é mais volumosa que no estado liquido então teoricamente o que deve ocorrer é um “afastamento” entre as moléculas de H2O. Existe sim uma “aproximação” entre as moléculas de água, essa “aproximação” ocorre devido a ligação de hidrogênio existente entre o “O” e o “H”, porém não podemos generalizar pois o composto formado será uma espécie de hexágono, na verdade as moléculas irão se organizar de modo que formaram um cristal que terá um grande “espaçamento” entre as moléculas de H2O, o que explicaria o fenômeno do aumento do volume da água no estado sólido. Para entender melhor essas interações entre as moléculas de H2O no estado liquido e sólido basta verificar a imagem que se encontra no link a seguir: http://3.bp.blogspot.com/_HoaPhQ9Vmy0/TNwrcwxN0cI/AAAAAAAAFzY/aLa5BvV3n4c/s1600/Estfis2.gif
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está bem escrito, explica o fenômeno objetivamente, porém de forma bastante clara.
    A terceira imagem poderia ter sido transferida para Português, o que pode ser feito, facilmente, até mesmo no "paint".
    Rever a informação: "Quando essas nuvens se encontram com temperaturas inferiores a 0°C, o vapor da água se condensa, formando cristais de gelo", pois condensação é a passagem da fase gasosa para a líquida, o que não formaria cristais de gelo. Além disso, a temperatura de 0°C é para a pressão de 1 atm, então nas nuvens, essa temperatura não deve ser a mesma.
    No geral, é um trabalho bem feito, com informações organizadas e esclarecedoras. Gostei da pergunta e a resposta foi muito bem dada.
    Clara

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho bem completo,muito bom.Tome apenas cuidada com alguns termos como quando você falou que a água condensa e vira cristais de gelo, na verdade, a água re-sublima.E só completando a informação do comentário anterior,a temperatura pode ser sim 0º C afinal, não estamos falando de condensação, e sim re-sublimação.
    (è o Victor Júlio do terceiro ano)

    ResponderExcluir
  5. bem explicado consegui fazer um ótimo trabalho com as explicações

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante e a forma como coloca bem acessível a matéria traz facilidade para a compreensão de todos e desperta a vontade de dizer a todos como conhecer a origem e o que pode evolui com o passar de décadas e acima de tudo que presevemos o ambiente natural

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a matéria e fica o alerta para a conscientização da humanidade o carinho e zelo com o meio ambiente e qualquer lugar bom que os olhos humanos possa apreciar e contemplar e carinho Eu falo por Mim quero dizer tudo que fiz com carinho lembro por quase toda Vida

    ResponderExcluir