domingo, 1 de maio de 2011

Como se produz chiclete a partir do petróleo?


Você já parou para pensar sobre do que o chiclete é feito? Se você pensou em petróleo, você acertou! Mas como o petróleo se transforma em chiclete? Há muita química por trás disso, e é o que vamos descobrir agora!

Para compreendermos como é possível transformar petróleo em chiclete, primeiramente temos que entender o que é petróleo e o que é chiclete. O chiclete até meados do século XX, especialmente até a segunda guerra mundial, era produzido a partir do látex extraído das arvores e algumas resinas naturais. Porém após a segunda guerra, as resinas naturais e o látex foram substituídos pelo petróleo, pois o custo da produção do chiclete pelo petróleo era menor que o custo da produção pelo látex e resinas naturais. Basicamente a fabricação do chiclete consiste na adição de açúcar e sabor a goma base ou borracha doce, que é literalmente uma borracha, porem não é vulcanizada como as demais. Já o petróleo, como o próprio nome diz, é um óleo constituído principalmente por hidrocarbonetos, que são substancias que contem carbono e hidrogênio em sua composição. -Os hidrocarbonetos estão muito presentes em nosso dia-a-dia, o octano (C8H18 ) por exemplo, é um dos principais compostos que constituem a gasolina, outro exemplo é o gás de cozinha, que é mesma coisa que gás butano (C4H10 )-. Por ser uma mistura muito complexa, quando refinado, o petróleo da origem a muitos outros materiais, alguns deles usados para se fabricar chiclete.



Processo de refinamendo do petróleo, destilação fracionada.










Com o refino do petróleo, que é basicamente a destilação fracionada deste, extraem-se vários subprodutos como a parafina e as resinas sintéticas, que são importantes na produção do chiclete. Então a parafina e as resinas são compradas das refinarias por indústrias para produzir a goma-base, uma vez que esses derivados do petróleo são os principais na constituição da borracha doce.




Processo de fabricação da goma-base.






Responsável pela consistência do chiclete, a goma-base e vendida às fábricas de chiclete para a fabricação do produto final, o chiclete. Quando a borracha doce chega na fabrica de chiclete, ela é acrescida a vários outros produtos para conferir, gosto, textura, cheiro, cor e assim transformar-se em um chiclete. Alguns deles são emulsificantes, corantes, açucares, sabores artificiais, aromatizantes, dentre vários outros produtos.




Confecção final do chiclete.






Uma vez pronto, o chiclete é embalado e distribuído até chegar aos supermercados e vendinhas, e ser comprado e saboreado por você. Portanto dá próxima vez que for mascar um chiclete, lembre-se o tanto de química que existe por trás dele!




Da extração ao produto final, há muita ciência por trás!









Referências, fontes de consulta:

*http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286681.shtml
*http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_292587.shtml
*http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/
*http://www.cepetro.unicamp.br/petroleo/index_petroleo.html
*http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/vulcanizacao
*http://www.rubberpedia.com/vulcanizacao/


Integrantes do grupo:
Gustavo Rodrigues de Carvalho Leite (2 ano B) - Num 13
Flávio Maia Diniz (2 ano B) - Num 10
Júlio Marcos (2 ano B) - Num 16








4 comentários:

  1. Bem amigos... inicialmente gostaria de parabenizar os componentes do grupo pela ótima idéia. Sempre tive essa dúvida e vocês conseguiram responde-la com êxito. A procura de mais informações sobre o assunto encontrei um site com informações e um vídeo explicativo que pode ser de grande valor ao trabalho: http://www.plugando.com.br/como-e-feito-o-chiclete/
    Um trabalho excelente que por meu ver merece nota máxima. Minhas sinceros parabéns
    Abraços GUILHERME CARVALHO MENDES 3 ANO

    ResponderExcluir
  2. Desde sempre, minha mãe falava pra mim que não pode ingerir o chiclets.Ele faz mal ao corpo? Se sim, como?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do trabalho, e achei interessante a ideia do tema já que o uso do petróleo em alimentos é pouco falado. Porém acrescentaria mais uma curiosidade: por ser produzido a partir do petróleo, o chiclete pode ser prejudicial à saúde?

    Roberta Barros

    ResponderExcluir
  4. Carolina Marques 3°Ano

    Gostei muito do trabalho, e ficou bem feito. Achei o tema interessante, porque o chiclete é um produto simples que muitas pessoas não fazem a mínima idéia do processo de produção dele, muito menos sua constituição.

    ResponderExcluir