domingo, 1 de maio de 2011

Como são formadas a espuma do sabão com a água e a espuma da água do mar?



Para saber como é formada a espuma do sabão com a água, é preciso, primeiramente, esclarecer como é formada uma bolha de sabão, pois a espuma é um conjunto de bolhas.

As moléculas do sabão (surfactantes*) possuem duas regiões: uma parte polar, chamada de cabeça, e uma parte apolar, formada por hidrocarbonetos, chamada de cauda.


Esquema da molécula de sabão.


As duas partes interagem de modo que, na superfície de contato da água (polar) com o ar (apolar), as moléculas do sabão se organizem, formando uma película artificial na água.

Quando o sistema é agitado, moléculas de gás (ar) são englobadas por um filme fino (película) do líquido (água com sabão). Assim, formam-se as bolhas e, posteriormente, a espuma. Neste caso, uma camada de água ficará entre as demais bolhas. A parte apolar das moléculas de sabão estará direcionada para o ar e a parte polar direcionada para a água. As bolhas também podem ser formadas quando borbulha-se gás no líquido.


Esquema da película formada de água e sabão: a cabeça (polar) da molécula de sabão está direcionada para água (polar). A cauda (apolar) está direcionada para o ar (apolar).




Esquema da união de duas bolhas. A camada de água se encontra entre
a camada de sabão de várias bolhas, fazendo com que elas deslizem entre si.


Contudo, o caso da espuma do mar é diferente: é formada pelo fato de conter uma grande quantidade de compostos orgânicos dissolvidos na água resultado dos processos bioquímicos, como a respiração, a fermentação ou a fotossíntese, realizados pelos seres vivos marinhos. O fato da água do mar ser bastante agitada pelas ondas contribui para formar a espuma. As moléculas de água* englobam o ar ao serem movidas pelos ventos, formando filmes finos, como na bolha de sabão.

Espuma da água do mar.



*
surfactantes: para saber sobre o assunto, consulte o endereço http://pt.wikipedia.org /wiki/Surfactante

*moléculas de água: na água do mar existem moléculas de H2O, íons (como Cl- ,Na+ , SO42- , Mg2+ , Ca2+ e K+) e gases. Para saber mais sobre a composição química dessa mistura, consulte os endereços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_do_mar#Composi.C3.A7.C3.A3o_qu.C3.ADmica

e http://www.oceanografia.ufba.br/ftp/Introducao_Oceanografia/quimica_1_van.pdf

Referências bibliográficas:


http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/bolhas_sabao.html
acessado em 24/04/2011

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_285765.shtml
acessado em 24/04/2011

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=531268
acessado em 01/05/2011


Integrantes do grupo: Amanda Abrahão, Maria Clara Rodrigues e Sofia Lima.

2º ano A

2 comentários:

  1. A explicação da formação da espuma esta bem esclarecedora e coerente, porém poderia ser explicado o porquê de sempre a parte polar das moléculas, seja de sabão seja da espuma, estarem sempre voltadas para a água. Isso se explica devido à água ser também uma molécula polar, pois as ligações entre seus átomos (H-O-H) são do tipo polar. O átomo de oxigênio é muito eletronegativo e quando ele estabelece a ligação com o Hidrogênio, o par eletrônico da ligação fica mais próximo e por mais tempo ao redor do átomo de oxigênio. Assim próximo dele forma-se um potencial negativo e próximo do hidrogênio um potencial positivo. Então a parte polar da espuma ficaria “atraída” pela água, pois ela também é um composto polar, sendo assim as partes de cargas opostas das substancias polares iram se atrair.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Como diz o comentário do Alexandre, as moléculas de água são polares, capazes, inclusive, de formar ligações de hidrogênio, devido à alta eletronegatividade do Oxigênio. Isso explica a interação da água com a parte polar da molécula de sabão.
    Além da interação com a água, as moléculas de sabão interagem com o ar, que, como sabemos, NÃO É UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA, mas sim uma mistura, ou seja é formado por várias substâncias gasosas, além de vapor e gotículas (de água por exemplo). Porém, o ar tem, em sua constituição, aproximadamente, 98% de nitrogênio e oxigênio, que são substâncias simples, portanto apolares.
    O trabalho foi objetivo, porém responde (e muito bem) ao que é proposto, bem esclarecedor e coerente. A escrita está boa, apresentando de forma clara o assunto.
    Gostei muito dos modelos (2ª, 3ª e 4ª imagens), pois ajudam bastante na compreensão do texto.

    ResponderExcluir