domingo, 1 de maio de 2011

Como o cloro limpa a água?


Um produto muito utilizado na limpeza de piscinas é o cloro ou, mais precisamente, a solução clorídrica. Ao ser diluída na água, essa solução é quebrada em vários componentes químicos, dentre eles o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (ClO). Ambos matam microorganismos "atacando" os lipídios de suas células.


A velocidade com que esses elementos atuam está relacionada, além de alguns outros fatores, com o PH da piscina. O ideal é um PH entre 7 e 8.
No processo de limpeza os produtos da reação vão, aos poucos, se combinando com outros elementos e tornado o cloro inútil. Logo, é preciso adicionar a solução à piscina a medida em que isso ocorre.


Curiosidade:
Enquanto as propriedades que matam bactérias do cloro são muito úteis, o cloro também possui alguns efeitos colaterais que podem ser prejudiciais aos humanos, e possivelmente até mesmo causar danos.O cloro pode causar certas irritações ou coceiras na pele. O íon hipoclorito faz com que vários tipos de tecidos se desintegrem facilmente se não forem lavados imediatamente após sair da piscina. É por isso que seu traje de banho parece tão opaco e usado no início do verão.
Quantidades extremamente altas de gás clorídrico pairando sobre sua piscina podem ser prejudiciais à sua respiração.




Algumas empresas desenvolveram alternativas para o cloro, incluindo outro químicos e geradores iônicos. Algumas dessas alternativas são boas, mas elas não conseguem a limpeza, nem os níveis de oxidação e nem o baixo custo que o cloro fornece.


Grupo :
Pedro Z. Guimarãe
Matheus Gonzaga
Lúcio Lourenço
Gabriel Santana

Referencias bibliográficas:









3 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito da pesquisa.
    Vocês conseguiram abordar o tema de forma clara, objetiva e precisa, além das imagens estarem em ótima qualidade.
    Após ler a pesquisa de vocês, entendi o porque do traje de banho parecer tão opaco e usado
    no início do verão. E também conclui que o cloro é de fato vantajoso para as empresas, devido ao seu baixo custo. No entando, gostaria de saber quais são as alternativas desenvolvidas para o cloro. E qual empresa por exemplo, desenvolve essas alternativas?
    No mais, nao tive dúvidas, vocês estão de parabéns!

    Fernanda Bauer - 3ºEM

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do trabalho de vocês, porém senti falta de uma explicação de como o cloro age para eliminar as bactérias. Além disso, acho que ficaria muito bom se vocês completassem com termos mais específicos explicando que esse processo precisa de um equilíbrio químico entre os reagentes e a água para que haja uma limpeza efetiva da piscina.
    Tirando essas pequenas coisas, achei a pesquisa de vocês muito interessante que explicou um tema que convivemos no nosso dia-a-dia, porém não sabíamos com clareza como era que acontecia.
    Geórgia Alen - 3º ano

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, com certeza este blog me tirou muitas dúvidas sobre como limpar piscinas. Quero deixar aqui também um ótimo curso que ensina como limpar piscinas, que vai ajudar a somar com os conhecimentos adquiridos no blog, é o Curso Piscina Limpa que ensina como limpar piscina aquecida, ou piscina fria, como controlar a limpidez e a limpeza da água. Muito bom.

    ResponderExcluir